Alérgicos MBoah Nossos Produtos Saúde

Como saber se tenho alergia a cosméticos?

MBoah Cosméticos

Pode parecer uma pergunta simples, mas logo ao primeiro contato percebemos que não é. Para quem não tem problemas com alergias fica fácil, a resposta vem logo, não tenho, e pronto. Mas para quem convive com o problema, não é tão simples assim e começamos a pensar, a fazer relatos e logo percebemos que a pergunta precisa ser melhor direcionada. Isso é natural, já que a pergunta envolve dois temas muito amplos: alergia e cosméticos.

A alergia ou reação de hipersensibilidade é uma resposta imunológica exagerada que se desenvolve após a exposição a uma determinada substância. O organismo entende que aquela substância é um agente agressor e cria defesa específica contra ela. Sempre que a pessoa tem contato com aquela substância, a reação acontece e se manifesta através de coceira, vermelhidão, descamação, presença de bolhinhas brancas ou avermelhadas na pele.

Cosmético é todo produto aplicado sobre a superfície do corpo com a finalidade de limpar, embelezar ou modificar a sua aparência. Pense na quantidade de produtos que são usados diariamente com essas finalidades. São muitos, com as mais diversas formulações, isso significa uma exposição diária a um número de substâncias cada vez maior, muitas delas alergênicas, como é o caso do formol, alguns conservantes, corantes sintéticos, fragrâncias. Daí a necessidade de escolher bem os cosméticos para que você cuide da beleza, sem agredir a saúde.

No caso de alergias, o ideal é procurar um dermatologista, para que sejam feitos os testes e detectar a substância causadora, esse processo nem sempre é fácil, mas possível, e a partir daí ficar atenta aos componentes das formulações.

Através do chamado teste aberto é possível detectar alergias antes de aplicar um produto em regiões maiores do corpo, o que pode evitar o desconforto de uma reação alérgica imediata. Saiba como fazer:

– Friccione o cosmético na região do cavo, isto é, na região interna onde o braço e o antebraço se flexionam , durante cinco dias, duas vezes ao dia. Se nesses cinco dias a área não apresentou vermelhidão, bolhinhas, nem coçou, você pode usar o produto. Isto não te dá garantias de que ele não possa desencadear um processo alérgico com o passar do tempo, já que a alergia é mutável, você pode não só deixar de apresentar algum tipo de alergia, como também pode desenvolver alergia a algum produto que usa há muito tempo.

Se tiver alguma dúvida, você pode consultar nossa Farmacêutica para encontrar seu hidratante ideal e cuidar ainda mais da sua pele. Afinal, carinho e cuidado é com a MBoah.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *