Bebês & Crianças

3 Dicas básicas para a higiene diária do bebê

A relação mãe e filho é única, e cada mãe a desenvolve à sua maneira. Mas alguns cuidados com a higiene diária do bebê são comuns e indispensáveis para manter o bebê saudável e feliz:

– Banho: não tem hora certa para dar o banho, o melhor horário mãe e filho podem descobrir juntos e estabelecer uma rotina para que seja um momento cada vez mais gostoso. Para limpar e não agredir a delicada pele do bebê o banho deve ser rápido e a mamãe só precisa de água morna e um sabonete líquido infantil. O sabonete em barra não é uma boa escolha porque tem pH alcalino, o que causa um desequilíbrio na pele deixando-a mais vulnerável e desprotegida. Todo o corpinho deve ser lavado e secado com delicadeza.

– Higiene da cabeça: Nos primeiros meses de vida a mãe deve se ocupar de deixar seu bebê limpo e livre de contaminações. Isso inclui lavar a cabeça do bebê diariamente com shampoo infantil, ou só água, não importa se tem muito ou pouco cabelo. Não é preciso esfregar, é só passar suavemente o shampoo e enxaguar bem. Se tiver formação de crostas (o que é normal em recém-nascidos), passe um óleo infantil, depois lave com shampoo normalmente. Secar com suavidade sem esfregar a toalha.

– Troca de fralda: a troca de fralda deve ser feita sempre que o bebê fizer xixi ou cocô. Fralda molhada causa irritação na região de contato e deixa o bebê irritado. Use água morna e algodão para fazer a limpeza do bumbum do bebê e seque com um pano seco e macio. Deixe o lenço umedecido para usar quando tiver fora de casa, em passeios. O uso diário pode sensibilizar a pele do bebê e causar alergias. Aplique a pomada contra assaduras a cada troca de fralda.

 O cuidado com o bebê deve continuar após o banho! A gente te conta mais aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *