Homens Mulheres

Cuidados especiais com a pele negra

O Brasil é um país de muita diversidade. E isso, claro, é percebido também na etnia e cor de pele das pessoas. E cada pele tem características diferentes, por isso precisa dos cuidados especiais para ela. A pele negra apresenta vantagens em relação à pele clara, mas pode ter algumas desvantagens também. Vejamos:

Uma das principais vantagens é a maior produção de melanina, responsável pela pigmentação da pele. A melanina funciona como um protetor da radiação solar, fazendo com que a pele sofra menos com o envelhecimento provocado pelo sol. Mas, mesmo assim, o uso do protetor solar é importante. Para o uso diário, pode-se usar um FPS15.

A pele negra também é mais firme e resistente do que a pele branca, minimizando o surgimento de rugas e flacidez.

Apesar dessas vantagens, as pessoas negras tem maior propensão a manchas na pele no caso de machucados, queimaduras e, até mesmo, em cirurgias.

Outra característica da pele negra é a maior tendência à oleosidade, o que exige cuidados especiais com a limpeza. Porém, como as glândulas sebáceas não são distribuídas de forma uniforme em todo o corpo, certas áreas podem ser ressecadas, apresentando-se mais esbranquiçadas. Você percebe isso na sua pele?

Cuide com carinho dela, para reforçar suas boas qualidades e corrigir as possíveis desvantagens. Não é por ser mais resistente que a pele negra pode dispensar uma boa limpeza e o uso diário de um bom hidratante. Já sabe qual é o ideal para você? Além desses cuidados, é importante evitar banhos muito quentes e demorados e o uso de buchas, que provocam o ressecamento e agridem a pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *