Pele Tatuada

Coceira e alergia na tatuagem, o que fazer?

Sentir coceira na tatuagem é bastante comum, mas não significa que é normal. A falta de hidratação provoca a coceira e se você obedece ao instinto de coçar, pode causar irritação na pele fazendo com que a região fique levemente elevada. Antes de coçar, limpe o local e use o AFTERCARE MBOAH, que contém ativos de ação calmante que vão aliviar a sua vontade de coçar.

A coceira não indica alergia, mas esta pode acontecer, apesar de ser pouco comum. A alergia acontece quando há uma reação na pele facilmente percebida pela vermelhidão uniforme de toda a região tatuada.

A alergia após se tatuar pode ser decorrente de inúmeros fatores, como: alimentação, ingestão de medicamentos, reação a determinada cor de pigmento, falta de assepsia adequada, uso de produtos inadequados durante a cicatrização, dentre outros. Para identificação seria necessário realizar testes cutâneos específicos. Por isso, todo cuidado é bem vindo durante o período de cicatrização da pele. Saiba mais.

Conheça a Linha MBoah Tattoo pelo tattoo.mboah.com,  uma linha inteira de cosméticos veganos e especiais para tatuagens.

51 thoughts on “Coceira e alergia na tatuagem, o que fazer?”

    1. Oi Lúcia,

      Se a sua tatuagem estiver coçando quando as casquinhas estiverem começando a se formar, é normal. Você pode usar o Aftercare MBoah para aliviar a coceira, pois ele possui ativos calmantes que aliviam a irritação.
      Se a sua tatuagem ficar irritada por qualquer outro motivo, recomendamos que procure um médico para avaliar o que pode ter acontecido.

  1. Fiz a minha primeira sessão de pintura da tattoo e depois de alguns dias começou a aparecer várias bolinhas vermelhas, tipo uma brotoeja. Coça bastante. Estou usando a pomada nebacentim. O que tenho que fazer agora?

  2. Oi, fiz uma tatuagem a 1 semana, e a 3 dias estou usando a pomada que o tatuador indicou, agora em.volta da tatuagem está vermelho e empolado, coça muito. Será alguma infecção ou alergia a pomada?

    1. Oi Elvys, você sabe a qual componente das pomadas você tem alergia? Existem no mercado produtos com diferentes composições, que talvez não lhe causem alergia.

    1. Esterfany, durante a fase de cicatrização, a hidratação adequada do local reduz a coceira. Sugerimos o uso do Aftercare MBoah durante a cicatrização, 3 vezes ao dia. O aparecimento de caroços requer uma avaliação cuidadosa. Recomendamos que informe ao seu tatuador ou procure orientação de um médico dermatologista.

  3. Olá.. Fiz uma tatuagem há 5 dias, ela não começou a descascar ainda mas coça no centro e ao redor. A higienização é ótima e a tatuagem está normal, apenas um pouco mas fraca. Está tudo certo com ela?

    1. Oi Thaís! A coceira pode ser devido à hidratação inadequada da região. Sugerimos aplicar o Aftercare MBoah durante a fase de cicatrização, 3 vezes ao dia, pois é uma loção hidratante com ativos calmantes e cicatrizantes.

  4. Minha tatuagem já tem mais de um ano e ultimamente, aparece pequenos caroços nos traços e coça bastante. As vezes os traços ficam com relevo, arde um pouco e coça. Depois fica normal. Isso começou quando um pernilongo picou em cima de um traço. Daí q região todinha do desenho ficou irritada. Agora fica assim, aparece e some e na maioria das vezes, são esses caroços nos traços e coceira.

  5. Tenhobum tatuagem pouco mais de um ano,e sempre que tomo banho se passo sabonete ou creme ou qualquer outro produto,ela começa a coçar demaaaiisss…fica muito vermelha e com relevo.Nao sei oque fazer,e uma coceira deseperadora!!!

    1. Dieniffer, a coceira pode indicar que sua pele está desidratada. Outro ponto a observar é a temperatura da água: banhos muitos quentes provocam ressecamento. Um sugestão seria usar um hidratante específico para a região tatuada, como o MBoah Color Care e observar se a coceira persiste. Em caso positivo, o ideal será procurar um dermatologista para avaliar melhor o seu caso.

  6. Fiz uma tatuagem ja esta cicatrozada ela contem cores porem na regiao que nao tem nao coça e nao ta com bolinhas e vermelhidäo ja na parte colorida esta coçando muito doi e com bolinhas vermelhas

  7. Boa tarde, fiz uma tatuagem faz uns quatro meses, e quando completou mais ou menos dois meses e meio ela começou a coçar muito, uma coceira que incomoda muito, e logo passa, nao é uma coceira que da todos os dias, depende muito, a coceira vem uma vez a cada duas semanas mais ou menos isso, estou achando que é algo que como, mas pode ser outra coisa, poderiam me ajudar ?

    1. Oi Poliana! A falta de hidratação da pele provoca coceira. Pode ser que coce em momentos em que a pele está mais ressecada. Outro motivo, pode ser relacionado à alimentação, como você suspeita. Neste caso, o ideal é observar sua dieta para se certificar de que a coceira é mais intensa após ingerir determinado tipo de alimento.

  8. tenho minha tatto a mais de 1 ano nas costas e quando vou tomar banho p esfregar as coisas ou as vezes ate mesmo coçar ela fica irritada tendo mais vontade ainda de coçar, talvez realmente eu nao tenha feito tratamento de cicatrização corretamente, porem queria saber oque pode ser feito e se tem uma certa cura p isso, ou o que poderia fazer p quando tive irritada aliviar. Ainda falta algumas coisas a serem feitas na minha tatuagem ou seja vai riscar novamente em partes ja tatuadas isso poderia prejudicar ainda mais?

  9. Fiz uma tattoo,no dia 19,uma fênix,mais sinto uma coceira bem no meio, onde fica o corpo da fênix parece que tem umas bolinhas isso é alergia?

  10. Olá meu nome é tâmara feis uma tatuagem já fais uma ano,e até hoje ela cocar e ão redor das letras ficá cheio de bolinha e os traço ficá grosso não sei mais o que fazer achou que é alergia.

    1. Oi Tâmara, você já conversou com o seu tatuador sobre isso? Pode ser alguma irritação ou alergia sim. Sugerimos que converse com seu tatuador e procure um dermatologista para fazer uma melhor avaliação.

  11. Olá fiz minha Tatoo mais de 02 anos quando começa a coçar da uma sensação de queimando a pele e depois já passa . O que
    Pode ser ? Tenho outras Tatooo e não acontece isso . Somente está das costas

    1. Fábio, coceira na tatuagem pode ser falta de hidratação. Esse desconforto pode acontecer em momentos em que a pele está mais ressecada.

    1. Oi Cintia, pode ser alguma reação ao pigmento vermelho. O ideal é conversar com o seu tatuador para confirmar ou não a reação e fazer o tratamento adequado.

  12. Olá fiz uma tatuagem a menos de 20 dias
    O tatuador trassou ela e me recomendou passar vaselina até aí ótimo
    Após uns dias surgiu várias espinhas em torno dela tomei nimensulida e aparentemente parou
    Pintei a 7 dias atrás e hj estou cm tatuagem toda xeia dessas pequenas espinhas abandonei a vaselina é usei bepantol só q ela está bem ressecada hj comecei cm antibioco cefalexina e a pomada neomicina pra por causa das espinhas
    Sinceramente não sei oq fazer gostaria de ajuda

    1. Aline, tudo bem? As espinhas surgem quando a pele está muito oleosa. A vaselina é um óleo mineral, derivado do petróleo, que não tem nenhuma similaridade com a pele e é muito oclusiva, ou seja, “tampa” demais a pele. O ideal é hidratar a tatuagem com produtos mais naturais e que não utilizem a vaselina e óleos minerais em sua composição. O melhor é utilizar hidratantes que possuem óleos e manteigas vegetais, que oferecem uma hidratação na medida certa, sem “tampar” a pele. O MBoah Color Care é um hidratante específico para a tatuagem que foi desenvolvido com todos estes cuidados e, além disso, possui ativos antioxidantes para cuidar da cor e prevenir o desbotamento da tatuagem. Conheça aqui: tattoo.mboah.com

  13. Tem 1 semana que fiz minha tato e a cor rosa inflamou e esta cosando e com bolinha em cima estou passando bebantol não sei o que fazer estou com medo

    1. Oi Valéria! Você já conversou com o seu tatuador? Ele é o mais indicado para fazer uma avaliação e te direcionar para um dermatologista, se for o caso.

  14. Fiz minha tatuagem a alguns meses e às vezes ela irrita e coça e fica com um levemente relevo, passa alguns minutos ela volta ao normal. Oque pode ser ?

  15. Fiz minha tatuagem a uns3 dias no anti braço e ela está cheia de bolinhas em volta, não coça só a tatuagem mas está aumentando, o que pode ser?

  16. Boa tarde,
    Eu fiz 2 tatuagens na costela, uma de cada lado. Passei nebacetim para cicatrização e vaselina, estou com a regiao toda da costela e ate mesmo perto do peito cheia de bolinhas transparente(parece que tem agua) bem pequenas esplalhadas e coçam muito.
    O que eu devo fazer?
    A tatuagem mesmo esta com um aspecto saudavel é so mesmo a regiao em volta dela que esta muito irritado e com essas bolinhas.
    me ajuda pf

    1. Oi Mariana, tudo bem? Tanto a pomada quanto a vaselina são composta de óleo mineral que é muito oclusivo e pode tampar a pele, impedindo sua “respiração” natural. O plástico filme também “abafa” a pele e prejudica a troca que a pele faz com o ambiente. O local pode ter ficado mais oleoso e surgiram esses bolinhas, mas com o tempo elas devem desaparecer. Recomendamos que procure seu tatuador para fazer uma melhor avaliação e caso as bolinhas não desapareçam, procure um dermatologista para lhe ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *