Pele Tatuada

Por que se formam as cascas na cicatrização e como cuidar delas

O processo de tatuagem, isto é, o depósito de pigmentos na derme, causa uma lesão na pele, em suas duas camadas: Epiderme e Derme.

Com a lesão, ocorre a ruptura dos vasos sanguíneos presentes na derme, levando ao sangramento. O extravasamento do sangue para o tecido aciona a cascata de coagulação que logo se mobiliza para fechar o sangramento. Plaquetas se aglomeram, fibrinogênio se transforma numa rede de fibrina para segurar as plaquetas e o coágulo acontece, formando um tampão no local lesionado.

Esse “tampão” tem a função de preenchimento até que a reparação do tecido aconteça. A parte superior do tampão, que fica em contato com o ambiente, resseca e a “casquinha” se forma.

Essa “casquinha”, muito popular para a galera tattoo, serve de proteção: dificultando a entrada de invasores, retendo água e evitando o extravasamento de componentes sanguíneos e da tinta que fica retida na área lesionada.

A remoção da casquinha antes da reparação da pele resulta no atraso do processo de cicatrização, aumento do risco de contaminação e perda de pigmento. O mesmo pode ocorrer quando se retarda a formação da casquinha, tampando a pele com plástico filme por longos períodos ou usando substâncias excessivamente oclusivas, como a vaselina.

Os cuidados com a casquinha são: preservar, limpar e hidratar. Para preservar, a limpeza precisa ser cuidadosa, limpeza muito abrasiva pode remover a casquinha; secar cuidadosamente e hidratar a região lesionada. O uso de um bom hidratante, preferencialmente na forma de creme, vai fornecer hidratação para uma melhor regeneração da pele, manter a umidade da casquinha e prevenir a indesejável coceirinha. Pomadas devem ser evitadas porque além de não fornecer água podem amolecer a casquinha.

É só cuidar da forma correta e esperar que elas se soltem naturalmente, quando a regeneração tiver concluída.

O que evitar durante a cicatrização da tatuagem?

Como cuidar da tatuagem durante a cicatrização e depois de cicatrizada?

Seja nosso parceiro! 

Consulte nossos pontos de venda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *