Pele Tatuada

Posso usar plástico filme por quanto tempo?

A pele é um organismo vivo, de função excretora, que não foi feita para ser ocluída (tampada) por longos períodos. A oclusão causa uma desorganização estrutural na pele. Um exemplo disso é o uso de medicamentos nas formas de adesivo e emplasto: é a desestruturação causada pela oclusão que permite que o medicamento penetre na pele e obtenha o efeito desejado.

O tipo de lesão causada pela tatuagem, quando feita adequadamente, não requer oclusão. Além do mais, o plástico filme não é o material ideal pra isso. O que a pele precisa mesmo, é ser bem hidratada e cuidada para assim restabelecer seu equilíbrio e fazer o trabalho de regeneração.

Embora não seja uma necessidade da pele, o uso do plástico filme não está totalmente descartado. Seu uso nas primeiras 4 a 5 horas é benéfico para o tatuado, para proteger do atrito e evitar desconfortos, já que a pele está muito sensível.

Só não é indicado fazer essa oclusão por períodos mais longos, como 2, 3 dias, porque o plástico filme cria um ambiente ideal para a proliferação de microrganismos; se a limpeza não for bem feita o risco de desenvolver alguma infecção é grande. Outra desvantagem é que o plástico filme causa um adiamento da formação da casca, mecanismo natural de proteção da pele para promover sua regeneração.

Conheça a Linha MBoah Tattoo pelo tattoo.mboah.com,  uma linha inteira de cosméticos veganos e especiais para tatuagens.

2 thoughts on “Posso usar plástico filme por quanto tempo?”

  1. Boa noite.

    Sou o Brenno Limma e moro em Vitória/ ES.

    Trabalho com tatuagens há 05 anos e eu recomendo o uso do plástico filme nos 3 primeiros dias, realizando trocas a cada 06 horas.

    Por experiência própria (tenho tatuagens em meu corpo desde 2006 e faço em média 10 novas tatuagens a cada ano), o uso plástico (somado à hidratação por meio de pomadas ou até mesmo vaselina sólida) evita a formação de “casca grossa” na tatuagem e faz com que a pele se regenere mais rápido.

    Quando não usamos plástico na tatuagem, a secreção liberada pela tatuagem se acumula seca sobre a pele formando uma casca mais grossa.
    Quando usamos o plástico no período indicado e realizando a higienização a cada 06 horas (remover o plástico velho, lavar o local com sabonete antisséptico e água, secar bem o local, passar uma fina camada de pomada ou creme para hidratar a pele e passar uma camada de plástico filme novo), a tatuagem forma uma casca bem fininha e descasca por inteira entre o 4º e 7º dia, a depender do local.

    Caso tenham interesse em trocas de ideias e experiências, deixarei o contato no formulário.

    Obrigado.

    1. Oi Brenno, tudo bem?

      Obrigada por compartilhar suas experiências conosco!
      O plástico filme “abafa” a região tatuada esquentando o local. Se a tatuagem não estiver muito bem limpa, o calor pode favorecer o surgimento de bactérias e causar infecção. Por isso, recomendamos o uso pelo menor tempo possível. A limpeza e os cuidados são indispensáveis durante a fase de cicatrização da tatuagem.

      Você já conhece o Aftercare MBoah? Ele possui ativos ativos calmantes e cicatrizantes que aliviam a coceira e irritação d local tatuado. Além disso, não deixa formar cascas grossas e ressecadas, pois é uma loção hidratante. Também é 100% vegano e hipoalergênico. Conheça em nosso site: http://tattoo.mboah.com/#aftercare

      Estamos sempre abertos à trocas de experiências!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *